CICOP 4
 


ÍNDICE

[OBJETIVOS]


[PÚBLICO]


[DISCIPLINAS]


[MOTIVAÇÃO]


[INFORMAÇÃO]

  



CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA INDUSTRIAL, INSTRUMENTAÇÃO CONTROLE E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS CONTÍNUOS

CICOP 4

Março/2006 a Dezembro/2007
Promoção: AINST - LACOI – DEQ – EP – UFBA

OBJETIVOS


O CICOP 3 visa dotar os seus participantes de conhecimentos em automação industrial principalmente nas seguintes áreas de concentração :

  • Informática Industrial
  • Instrumentação de Processos
  • Controle de Processos
  • Otimização de Processos
  • O curso contará com extensivo leque de disciplinas, sendo algumas obrigatórias e outras optativas. Desta maneira, esperamos proporcionar aos profissionais interessados, a oportunidade de poder amoldar o curso, de acordo com suas necessidades.

    Assim, ao concluir o CICOP 3, o profissional terá adquirido a capacidade e as ferramentas necessárias para envolver-se com problemas complexos na área de sua escolha, podendo desenvolver e aplicar métodos e técnicas adequados para a solução dos mesmos.

    [ Topo]

    PÚBLICO ALVO


    Engenheiros e tecnólogos do corpo técnico das empresas industriais de processos contínuos, principalmente os de formação química, elétrica ou mecânica, que desejem especializar-se na área de automação industrial, informática industrial, instrumentação, controle e/ou otimização de processos contínuos.

    [ Topo ]

    DISCIPLINAS


    As disciplinas a serem oferecidas dependem do interesse das empresas e alunos. Essa é a terceira turma do CICOP com 450 horas de aulas + 90 horas de orientação da monografia, sendo 360 horas de aulas obrigatórias e 90 de aulas optativas. O CICOP IV terá disciplinas nas áreas de Instrumentação, Informática Industrial, Automação, Controle e Otimização de Processos.

    As disciplinas do CICOP podem ser cursadas individualmente, portanto se você só está interessado em uma ou em apenas poucas disciplinas contacte a AINST para se inscrever na(s) que lhe interessa(m).

    [ Topo ]

    MOTIVAÇÃO


    Motivação para tornar-se um especialista.

    Este curso desenvolverá nos participantes habilidades para diagnosticar, propor e implementar soluções nas áreas de instrumentação, automação, controle e otimização. Além disso, como se trata de um curso de especialização, o mesmo dá direito ao participante de pleitear junto ao CREA a extensão de suas atribuições para incluir as habilidades adquiridas neste curso no seu portfólio.

    Outro ganho real para as empresas acontece quando os engenheiros das mesmas tomam como estudo de casos processos da própria empresa. Nesses casos os estudos realizados são revertidos diretamente em ganhos econômicos, como já aconteceu com uma equipe do CICOP, que, ao realizarem a sintonia de uma malha de controle segundo a metodologia aprendida no curso, economizaram US$ 100.000,00 por ano, (veja Boletim da AINST INFORMA No 16).

    [ Topo ]

    INFORMAÇÃO


    Outras Informações:

    As aulas práticas utilizarão simuladores de processos em regime estacionário e dinâmico.

    Carga horária total do curso: 540 horas, sendo 360 obrigatórias + 90 optativas + 90 orientação.

    Período: março de 2006 a dezembro de 2007.

    Dias e horários: terças e quintas, das 19:00 às 22:00 h.

    Local: Escola Politécnica da UFBA, 5º andar.Laboratório Integrado de Automação e Controle Industrial - LIACI - Sala COPENE.

    Inscrições e seleção: dezembro de 2005.

    Investimento total: R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

     

    CURSOS DE EXTENSÃO EM INSTRUMENTAÇÃO, AUTOMAÇÃO, CONTROLE E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS CONTÍNUOS

    Todas as disciplinas oferecidas podem ser cursadas isoladamente, ou seja, alunos que tenham interesse apenas parcial no curso, poderão optar por esta modalidade. O investimento, nesse caso, será proporcional à quantidade de aulas. Nessa modalidade, para cada curso efetuado, o aluno terá direito a um diploma de extensão emitido pela UFBA, sendo nestes casos aceita a inscrição de técnicos de nível médio.

    Elaboramos ainda programas de treinamento específicos, adequando a carga horária aos objetivos almejados e ao perfil dos recursos humanos da sua empresa.

    Os cursos têm aulas práticas utilizando simuladores de processos e/ou softwares específicos para automação, instrumentação, controle e/ou otimização de processos.

    Informações adicionais:

    Ricardo de Araújo Kalid
    Prof. UFBA - Coordenador da AINST
    Tel/Fax: (0xx71) 3203-9811 / 9984.3316
    E-mail: kalid@ufba.br ou lacoi@ufba.br

    Felipe Borges Cunha
    Eng. BRASKEM - Coordenador da AINST
    Tel/Fax: (0xx71) 9956.4115
    E-mail: felipe.cunha@braskem.com.br

    Robinson Xavier
    Assistente Administrativo da AINST
    Tel/Fax: (0xx71) 3243-8340 / 8102-4216
    E-mail: ainst@cefetnet.com.br ou ainst@ainst.org.br

    [ Topo ]

     

                                                   Escola Politécnica da Bahia
    Webmaster